Agora será possível saber mais sobre o universo gastronômico de Arraial d´Ajuda, distrito de Porto Seguro com cerca de 17 mil habitantes, conhecido internacionalmente pela beleza das praias e restaurantes que vão do cozinha típica à cozinha internacional.

Um diagnóstico inédito intitulado Mapeamento da Gastronomia d'Ajuda será apresentado nesta quarta-feira, 21, no Arraial d'Ajuda Eco Resort. Esta primeira etapa do projeto consiste no registro de dados sobre os restaurantes e diversidade gastronômica existente no distrito.

A apresentação deverá revelar os resultados desta pesquisa iniciada há quase três meses pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Sebrae, com informações sobre números de restaurantes e estabelecimentos gastronômicos, especialidades das casas e qualificações daqueles que dirigem essas cozinhas.

O evento vai reunir a equipe da pasta municipal de Turismo; consultores do Sebrae; membros do Conselho Municipal de Turismo e da Câmara de Turismo de Arraial, além de empresários e profissionais desta distinta área de atuação, que faz da cozinha de Arraial d´Ajuda um misto de riquezas culturais que agregam o sabor de inúmeras nacionalidades em harmonia com a identidade local. "Aqui há sabor para todos os gostos!", vale a pena conhecer, diz o secretário da pasta, Paulo Cezar Magalhães, satisfeito com este trabalho que facilita a divulgação e o registro desta história de aromas, texturas, temperos e sabores da cozinha de Arraial d'Ajuda.

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Ascom – Prefeitura de Porto Seguro

Tudo começou em Tamure, o restaurante aberto por Enzo Bertelli e Alberto Telani em julho de 1978 no centro histórico de Reggio Emilia, era certamente o primeiro na cidade que oferecia uma cozinha criativa, onde talvez a fruta foi combinada com ingredientes salgados, como risotto com morangos.

Depois de quatro anos um divisor de águas para Enzo e Alberto: O pequeno restaurante de estilo “nouvelle cuisine”, o primeiro fast food feito na Itália, onde pratos clássicos italianos se misturam com hambúrgueres gourmets, um verdadeiro “contraste” com a cozinha clássica local, a leveza, delicadeza dos pratos e a ênfase na apresentação é uma característica marcante de Enzo e Alberto.

Em 1986, as alterações locais completamente sob a direção artística de Denis Santachiara. Se torna um pós-moderno com soluções tecnológicas e de design nunca antes experimentado na cidade, mas Enzo e Alberto, sempre à procura de algo novo e incomum, eles deixam a cidade para mudar para os Estados Unidos.

A Laguna Beach, na Califórnia por dois anos consecutivos um restaurante que mostrava na América o melhor da criatividade da cozinha italiana. Em 14 de julho de 1988 Enzo e Alberto volta pra Itália para abrir o Caffe Arti e Mestieri, restaurante em estilo europeu central onde Enzo cozinhava com sua irmã Anna e Alberto recebia os clientes no salão.

1975 Enzo terminou a escola culinária em Salsomaggiore Terme. Trabalhou no navio Costa Cruzeiro e também em Paris onde criou várias receitas próprias onde utiliza até hoje. 1973 Alberto se formou no Instituto de Arte de Veneza, um dos seus professores foi Francesco Pesenti um renomado maquiador da italiano e logo depois trabalhou com Gil Cagnè com o free lance.

Em 2012 abriram um restaurante no campo Osteria Il Gioco dell’Oca em Bagnolo e logo depois decidiram se render aos encantos da Bahia e vieram morar em Arraial d’Ajuda Porto Seguro Brasil. As experiências com os clientes durante 23 anos na Caffé Artes e Ofícios, trouxe nossa própria comida e arte do mundo, isso nos levou produzir um livro para uma editora japonesa.

Temos muito coisas especiais para mostrar, esteja certo que seu dia especial terá uma comida maravilhosa acompanhada com um toque de arte. O chef Enzo Bertelli, hoje residindo em Arraial d´Ajuda, poderá deixar o seu evento ainda mais bacana. Casamentos, jantares, cursos de culinária e locais disponíveis para eventos. 

(73)99972-7077

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Depois de chefiar a cozinha da Pousada e Restaurante Terra Morena e gerenciar o setor de A&B do Resort Costa Brasilis em Santo André, a chefe Anahi Ferro atravessa o João de Tiba para compartilhar seus conhecimentos de alta gastronomia, cozinhas regionais, culinária alternativa e gestão.

A demanda por consultoria em métodos de gestão eficientes na cozinha em todo o ciclo de produção e cardápios alternativos para pessoas com intolerância motivou Anahi a se estabelecer em Cabrália para atender restaurantes da Costa do Descobrimento.

Anahi, que a maioria conhece por Naná, tem formação clássica de chef de cozinha, graduada no Grande Hotel Senac de São Pedro e especialização na Le Cordon Bleu do Peru. Traz na bagagem a tradição familiar de hotelaria e o desenvolvimento pessoal em alimentação para pessoas com intolerância a gluten e lactose devido a um caso em família.

Atualmente, Anahi presta serviços para um restaurante tradicional do Arraial de Ajuda. “O que começou como uma consultoria de gestão para organizar a cozinha evoluiu para um atendimento no ciclo completo de um restaurante: refazer o menu, racionalizar a estrutura de compras, treinar a equipe, desenvolver produtos para atender novos públicos, inclusive vegetarianos e pessoas com intolerância. É uma consultoria bem completa da escolha dos ingredientes, passando por padrões de eficiência e higiene na cozinha e vai até a chegada do prato à mesa ”.

Na ampla casa que escolheu para morar em Cabrália, Naná já montou a estrutura para atender a demanda por bufês tradicionais ou diferenciados para festas e eventos. E tem planos para ocupar a casa com outra atividade: “A ideia é montar uma escola de gastronomia para jovens de baixa renda da região.

É uma alternativa para a moçada conseguir empregos melhores.

Com todos esses hotéis e restaurantes da Costa há procura por mão de obra treinada e qualificada”.

 

Chef Anahi Ferro,
Consultora em
Restaurantes e Hotéis.
Eventos personalizados.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
73 9 9974-2022

A Chef Danielle Dahoui é uma pernambucana de origem franco-italiana, que viveu até os onze anos no nordeste. A arte da culinária ela aprendeu com suas avós e mãe, filhas de italianos, que sempre gostaram de ter a mesa farta e rodeada de amigos e familiares.

A paixão pela gastronomia de Fernanda Possa começou em casa, mais especificamente no restaurante da família, no extremo Sul da Bahia. E após trabalhar por 12 anos ao lado da mãe e estudar muito, a chef decidiu seguir em voo solo e abriu seu buffet voltado para eventos e casamentos.

Página 1 de 3

© 2017 Revista Bacana. Todos os direitos reservados. Designed By Top Level