Foi numa baixa estação no 2º semestre de 2016, por sugestão do Resort Costa Brasilis, que aconteceu o “1º Festival da Lagosta da Costa do Descobrimento” (20 a 27 de novembro), apenas em Vila de Santo André. O resultado foi tão positivo que acabou o estoque de lagosta de todos os restaurantes.
No ano seguinte, o recém- criado Conselho de Turismo de Cabrália escolheu o evento para ser a primeira ação desenvolvida em toda a cidade e, na 2ª edição (7 a 10 de setembro), 27 estabelecimentos participaram e foram consumidos 291 quilos do crustáceo.
“Dizem que quando se faz um evento pela primeira vez, é ousadia; pela segunda é teimosia e se chegar à terceira, é a consolidação” comenta a jornalista Léa Penteado, realizadora do festival em parceria com a Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, apoio do Sebrae e Senac.
“Assim, a 3ª. edição (de 15 a 25 de novembro de 2018) contou com 18 participantes, alguns presentes desde o início, outros estreantes, mas todos confiando de que pela boca se fideliza os clientes, conquista-se turistas e promove- se o destino”, conclui Lea.
A 4ª. edição que será de 11 a 20 de outubro, está se tornando um produto além de gastronômico, também turístico e cultural da cidade, pois valoriza a identidade cultural e regional da culinária, envolve e gera negócios para diversos setores produtivos.
Para Mikie Iwakiri, da Pousada Corsário cuja criação culinária foi eleita pelos jurados a “Lagosta do Ano de 2018”, “o festival tem sido uma vitrine onde os cozinheiros podem apresentar suas criações e, ao mesmo tempo, divulgar a região e seus produtos”.
Caio Silva, chef do restaurante Cajú do Hotel Villas Campo Bahia, em sua 3ª. participação promete novidade “com foco nos produtos locais e técnicas internacionais, que é a base da minha gastronomia. Acredito que aliar a simplicidade da matéria prima à uma boa execução é o caminho para produzir um prato que agrade ao público".
Para o chef Michelle Morselli do Restaurante Recanto do Sossego, o festival além de estimular a criar pratos saborosos “também alavanca o turismo e gera lucros para o comércio da nossa cidade. É uma competição saudável que só traz benefícios a quem participa“.
O Festival da Lagosta da Costa do Descobrimento tem chancela do Conselho de Turismo e seu resultado foi um dos quesitos para Cabrália ser um dos cinco municípios baianos a integrar o Plano Nacional de Turismo que reúne o SEBRAE, a EMBRATUR e o Ministério do Turismo no programa “Investe Turismo”.
Entre as novidades deste ano está um aplicativo com todas as informações dos participantes (pratos, fotos, endereços e telefones), como chegar à cidade, históricos das edições anteriores e da cidade, um reforço para os visitantes. Para Patrícia Martins, Secretária de Turismo de Cabrália, “o Festival da Lagosta está em sua 4ª edição e, cada vez mais, vem se firmando como um case de sucesso. Os dados referentes ao incremento da atividade turística durante o período do evento são muito positivos e temos certeza que vão crescer ainda mais durante a edição 2019. É um produto pronto e não temos qualquer dúvida do seu potencial".
Já o prefeito Agnelo Santos, gestor de Cabrália, lembra que "eventos como esse atraem turistas e, consequentemente, aquecem a economia do município. Nós não medimos esforços para que este tipo de evento aconteça, visto que o saldo é sempre muito positivo. Ganha o município, ganham os empresários participantes, ganha o público e ganha o município, pois a renda gerada com o evento é importantíssima, sobretudo nesse período de sazonalidade", finalizou o gestor.
-
Léa Penteado