A Bíblia Sagrada no I Livro de Reis, capítulo III, versículos do 16 ao 23, nos conta a célebre história do Rei Salomão que vendo-se diante de duas mães reclamando aguerridamente direito parental sobre uma criança, foi obrigado a decidir qual delas deveria permanecer com a guarda do menor.
-
Dr. Ricardo Fortuna
Leia mais...
O II Festival Internacional de Cinema de Trancoso acontecerá de 10 a 13 de dezembro de 2019 no histórico vilarejo do Sul da Bahia. O Quadrado é o “palco” principal do evento que apresentará mais de 50 produções nacionais e algumas coproduções internacionais. Haverá projeções nas paredes da Igreja de São João Batista, além de cursos e oficinas gratuitas sobre cinema, com emissão de certificados.
Ney Latorraca é o homenageado principal e protagonista do filme “Anchieta, José do Brasil”, de Paulo César Saraceni, um dos principais diretores do movimento do Cinema Novo em nosso país, autor do lema “uma ideia na cabeça, e uma câmera na mão”, que todos atribuem a Glauber Rocha, e que era seu grande companheiro de cinema.
O filme tem cenas gravadas com Ney Latorraca na igreja do Quadrado, foi lançado mundialmente em 1977 e é uma obra prima sobre o início da colonização portuguesa no Brasil.
O Festival é realizado pela Braxil Filmes (www. braxilfilmes.com) e homenageia também o diretor Augusto Sevá, exibindo os memoráveis filmes que gravou no vilarejo, além do premiado ator de cinema Làmppi que lá vive e o artista local “Valquito dos Mastros” que fará uma performance “Cine Gastrô” lançando seu prato com os ingredientes mais exóticos da Bahia para os diretores e imprensa do evento.
Entre os filmes confirmados temos o documentário “My name is Now”, sobre a vida de Elza Soares, o filme “Pequeno Segredo”, de David Shurmann, os filmes vencedores no Festival de Goyaz - Cinema e Meio Ambiente (www.festivaldegoyaz. com.br), e os filmes sobre Betinho - fundador do projeto “Ação Cidadania Contra a Fome”.
Os debates e temas deste ano estão alinhados as ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU – Organização das Nações Unidas.
Coloquem na agenda: 10 a 13 de dezembro de 2019. Trancoso estará transpirando cinema e arte, integrando comunidade e artistas locais com turistas e personalidades para convivência, aprendizados e discussões sobre um mundo melhor e mais sustentável.
Os interessados em apoiar o projeto favor entrar em contato com Flávia Barbalho, através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Veja mais no site www.festivaldecinemadetrancoso.com.br.
-
Ana Nunes
Aconteceu no dia 30/09 e dia 01/10, mais um Evento: 2º Workshop Estética e Saúde Porto Seguro 2017, no Hotel Solar do Imperador, organizado por Jussara Ceia, Pedagoga formada em Brasília e que já atuou na sua cidade natal com Evento na área de Saúde. Com o tempo migrou sua carreira para o ramo de Massoterapia e Trabalhos em Estética em Porto Seguro.
Relata que a sua ideia com a promoção de Eventos na Cidade de Porto Seguro surgiu na sua visão empreendedora do grande crescimento que o Ramo da Estética vem tendo nos últimos anos e, a cidade ainda não acompanhou esse crescimento. Essa nova visão cria a proposta de dar continuidade à formação, reciclagem, complementação de carga horária nos cursos de faculdade, aperfeiçoamento e orientar o público que gosta da temática.
Por outro lado, visa também, trazer grandes empresas de Cosméticos para abastecer e dar suporte para região e futuramente tornar Porto Seguro um grande núcleo de Eventos sendo referência no Polo, atraindo estudantes e público de fora, movimentando a cidade para o turismo.
O Evento contou esse ano com uma nova edição: Participação do treinamento “Mentalidade Vencedora”, organizada pelo Coach Tiago, que atraiu um bom público de empresários e funcionários que têm a visão de crescimento e metas a atingir que foi um sucesso.
O workshop oferecido teve uma parceria com a Escola COOBEL de Brasília que trouxe algumas oficinas e cursos livres: microagulhamento/Dermoestrias, Design de Sobrancelha, Cílios Fio a Fio, Auto Bronzeamento, Limpeza de Pele Tissue, Protocolo Bambuterapia/Pedras Quentes, Exercícios Terapeuticos (Método eqcoan), Terapia Manual (Método Eqcoan).
Nos Stands esse ano, tivemos a presença das empresas:
PA: Tratamento Facial com a Esteticista Jacqueline Porras Gasser
Bioage: linha de cosméticos
La Vertuan: linha de cosméticos
Sweet Hair: Tratamento capilar
Crysalis: Aromaterapia
Representa: Empresa de Vinhos e geléias e Sucos naturais
Vitacore: Produtos Naturais, Vinagre de Maçã
-
Ana Nunes
YCB completa mais um aniversário em evento super especial
Será no dia 25 de maio, às 21h, a festa de comemoração dos 83 anos do Yacht Clube da Bahia. Com décor assinada por Kátia Kruschewsky e Lenardo Salvatori, o evento terá como atrações musicais a Orquestra M.I. Eventos Musicais e o cantor e pianista napolitano Luciano Bruno, sucesso na Itália no estilo piano-bar e com registros de participações em diversos festivais de música e programas de TVs italianos.
O Buffet ficará mais uma vez a cargo do Restaurante Veleiro e trará, além de cardápio preparado especialmente para a ocasião (serviço volante e jantar), whisky, espumante, cerveja e refrigerante. Os ingressos são limitados e o valor é de R$160 (sócio) e R$260 (convidado). A noite promete ser de pura emoção, com direito a muita música, serviço de excelência e o tradicional parabéns para você que emociona a todos.
E as comemorações continuam...
No dia seguinte, 26, sábado, os associados que forem ao clube também poderão comemorar. Seguindo o cronograma dos anos anteriores, serão servidos bolo e espumante aos que estiverem no clube.
Comemoração também nos esportes
Os esportes também estão em festa. As diversas modalidades praticadas no clube participarão do Torneio de Aniversário.
Cronograma:
Vela:
- Optmist e Snipe – 05 e 06.05
- Skipper 21 e HPE 25 – Regata de percurso – 12 e 13.05
- Optimist, Laser, 29ER e 420 – 19 e 20.05
- Dingue e Hobie Cat 16 – 26 e 27.05
Natação:
- Festival da Escola de Natação e Hidroginástica – 12.05
Pesca:
- Torneio de Pesca de Fundo – 12.05 (1º etapa)
- Torneio de Pesca de Fundo – 26.05 (2ª etapa)
Esportes Terrestres:
- V Torneio de Futebol Infantil - 05.05
- Sinuca – 05.05
- Tranca – 12.05
- Xadrez e gamão – 19.05
- Dominó – 26.05
- Olimpíada Yacht Kids – 26.05
Canoagem:
- SUP e OC1 – 12.05
- OC6 – 13.05
-
Ana Nunes
Música em Trancoso, um dos festivais mais concorridos do Brasil, chega à sua 8ª edição com uma programação rica em gêneros e estilos, reunindo cerca de 300 artistas de diversos países e vertentes musicais. Produzido pelo Mozarteum Brasileiro, o festival se estenderá por oito noites, contemplando música clássica e popular, jazz latino, opereta e zarzuela – gênero lírico dramático espanhol. Os espetáculos são protagonizados por grandes nomes da música nacional e internacional, nos palcos do Teatro L’Occitane.
Atividades socioeducativas gratuitas também fazem parte da programação, com concertos ao ar livre, na Praça do Bosque, e aulas de iniciação musical em escolas públicas da região. Mais uma vez, o Mozarteum reforça com essa iniciativa o seu objetivo de atrair a população local e estimular nos jovens da comunidade o interesse pela música.
Destaca-se, também, a oportunidade para os jovens instrumentistas, que poderão ter a experiência única de participar de masterclasses com músicos consagrados, aperfeiçoando seus conhecimentos com artistas atuantes nas melhores orquestras do mundo; tendo a chance de serem indicados para receber bolsas de estudos no exterior.
Com programação que atende às preferências de todos os públicos, as duas primeiras noites serão dedicadas à música clássica, com apresentações da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, que participará do festival pelo segundo ano. Na abertura do Música em Trancoso (23/3), o conjunto será regido pelo maestro alemão Leonard Elschenbroich, que interpretará peças de Rossini, Bottesini, Sarasate e Tchaicovsky. O violinista alemão Lorenz Nasturica-Herschcowici e o contrabaixista russo Evgeny Ryzhkov participam como solistas na primeira metade do concerto.
No segundo dia (24/3), regidos pelo espanhol Pascual Osa, a orquestra de Góias executará músicas de zarzuela e opereta, que proporcionarão ao público a emoção do lirismo dramático espanhol e também da versão mais leve do gênero operístico. Destaque para a participação da soprano brasileira Angelica de la Riva, que vem conquistando a crítica e o público no mundo inteiro, e de outros cantores igualmente prestigiados, como a espanhola Mónica Ferracani (soprano), a russa Svetlana Shilova (mezzo-soprano) e os italianos Vincenzo Costanzo (tenor) e Duccio Dal Monte (baixo).
O dia 25/3 será dedicado ao Jazz Latino, com Edmar Castañeda Trio. A característica marcante desse grupo é saber explorar os improvisos e experiências diferenciadas que o jazz permite. Para isso, entra em cena o colombiano Edmar Castañeda, que descobriu na harpa um valioso e autêntico instrumento para compor suas apresentações. O trio se completa com o saxofonista israelense Shlomi Cohen e com o baterista alemão Rodrigo Villalon. A noite terá ainda a participação especial da cantora colombiana Andrea Tierra.
Elba Ramalho será a protagonista da quarta noite do festival (26/3), em um concerto dedicado a Dominguinhos, com performance de músicas que fazem parte da história do músico pernambucano. Para acompanhá-la, Marcos Arcanjo, guitarra e violão; Rafael Meninão, sanfona; Tostão Queiroga, bateria; Anjo Caldas, percussão; Fofão, baixo; e a cantora baiana Mariene de Castro, em participação especial.
A música brasileira também ganha destaque na quinta noite (27/3), com um tributo a Tom Jobim, comandado pelo casal Paula e Jaques Morelenbaum, acompanhados de Adriano Souza, piano; Gabriel Improta, violão, e Paulo Braga, bateria. Na homenagem a um dos principais compositores e cantores brasileiros, serão apresentados sucessos comoSamba de uma nota só, Águas de março, Desafinado, Corcovado e Água de Beber.
Uma das noites mais tradicionais do festival é a de Música de Câmara (28/3), que reúne alunos de destaque nas masterclasses como solistas ao lado de seus mestres. Dessa vez, a direção será do renomado violinista Lorenz Nasturica e colaboração de solistas internacionais, como os russos Yuri Afonkin (viola) e Evgeny Ryzhkov (contrabaixo), o espanhol Lucas Navarro (oboé) e o holandês Herman von Kogelenberg (flauta). Os alunos, que têm aulas de aprofundamento técnico e musical antes do concerto, costumam reservar grandes surpresas e entusiasmar o público com suas performances.
Nos últimos dois dias, a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro – OAMB, que vem se apresentando ao lado de artistas de prestígio internacional, faz sua terceira participação no festival, e trazendo novos bolsistas. Mais de 100 talentosos jovens músicos se juntarão aos 80 integrantes do Coro Mozarteum Brasileiro. No total, cerca de 200 artistas estarão juntos no palco do Teatro L’Occitane, incluindo solistas convidados, tornando-se a maior formação da história do festival. Na penúltima noite (29/3), regidos pelo alemão Raoul Grüneis, os músicos e cantores executarão a bela e complexa peçaRéquiem, de Giuseppe Verdi, acompanhados da argentina Mónica Ferracani (soprano), da russa Svetlana Shilova (mezzo-soprano), e dos italianos Vincenzo Costanzo (tenor) e Duccio Dal Monte (baixo).
E, no encerramento do festival, dia 30/3, na noite intitulada Música Sinfônica + Terra Brasilis, a OAMB e o Coro Mozarteum Brasileiro, regidos por Carlos Moreno, maestro titular da orquestra, apresentarão peças de Heitor Villa-Lobos, Antônio Carlos Gomes e composições estrangeiras que remetem ao Brasil. O palco se completará com os solistas Lorenz Nasturica, Yuri Afonkin, Lucas Navarro e Herman von Kogelenberg.
Os ingressos estão à venda pelo site https://musicaemtrancoso.byinti.com/#/ticket/e têm preço fixo de R$200,00 (inteira), R$100,00 (meia). Os convites para a comunidade local, no valor de R$20,00, começam a ser vendidos em fevereiro.
Atividades Gratuitas
A exemplo dos anos anteriores, o festival oferece uma extensa programação gratuita, com o propósito de envolver a comunidade e permitir que as crianças, principalmente, tenham contato com a música clássica. No período do Música em Trancoso, a música contagia a cidade, incentivando os mais jovens a se interessarem por instrumentos de uma orquestra. Dois concertos na Praça do Bosque, nos dias 26 e 28 de março, às 12h30, estão entre as atividades voltadas especialmente aos moradores locais.
Além disso, músicos da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro promovem aulas de iniciação musical em escolas públicas de Trancoso e Arraial d’Ajuda. Por meio dessa iniciativa, as crianças entendem a sonoridade de cada instrumento e sua importância quando atuam em conjunto. De forma interativa e cativante, os músicos tocam trechos de peças clássicas conhecidas e música popular.
Os músicos que já tocam um instrumento e querem se aperfeiçoar têm uma oportunidade especial: participar gratuitamente das masterclasses no Teatro L’Occitane, de 25 a 29 de março. Os solistas convidados para se apresentarem no festival doam parte do seu tempo para ensinar novas técnicas a esses jovens.
MÚSICA EM TRANCOSO 2019
Informações: http://mozarteum.org.br/ - Telefone: 11 3815.6377
Data: 23 a 30 de março de 2019
Ingressos: https://musicaemtrancoso.byinti.com
Valores dos Ingressos:
Inteira: R$ 200,00
Meia: R$100,00
Comunidade: R$ 20,00 (em fevereiro)
Patrocínios
Lei de Incentivo à Cultura
Mantenedor: Groupe L’Occitane
Patrocinadores Ouro: BNP Paribas, Chenue do Brasil, e Engie Foundation
Patrocinador Prata: Garde
Colaboradores: Bonsucex Holding e Mondelli
Apoio: Estadão, Teatro L’Occitane e Terravista Brasil
Realização: Mozarteum Brasileiro, Ministério da Cultura, Governo Federal
PROGRAMAÇÃO
8º Música em Trancoso - Teatro L’Occitane
End.: Estrada Municipal de Trancoso, km 19, s/n – Trancoso
- 23 de março –18h30 – MÚSICA SINFÔNICA
Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás
Leonard Elschenbroich, regência
Lorenz Nasturica-Herschcowici, violino
Evgeny Ryzhkov, contrabaixo
- 24 de março – 18h30 – ZARZUELA + OPERETA
Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás
Pascual Osa, regência
Angelica de la Riva, soprano
Mónica Ferracani, soprano
Svetlana Shilova, mezzo-sopran
Vincenzo Costanzo, tenor
Duccio Dal Monte, baixo
- 25 de março – 18h30 – JAZZ LATINO
Edmar Castañeda Trio
Edmar Castañeda, harpa
Shlomi Cohen, saxofone
Rodrigo Villalon, bateria
Andrea Tierra – vocal (convidada especial)
- 26 de março – 18h30 – ELBA CANTA DOMINGUINHOS
Elba Ramalho, vocal
Participação especial de Mariene de Castro (vocal)
Marcos Arcanjo, guitarra e violão
Rafael Meninão, sanfona
Tostão Queiroga, bateria
Anjo Caldas, percussão
Fofão, baixo
- 27 de março – 18h30 – TRIBUTO A TOM JOBIM
Paula Morelenbaum, vocal
Jaques Morelenbaum, cello
Adriano Souza, piano
Gabriel Improta, violão
Paulo Braga, bateria
- 28 de março – 18h30 – MÚSICA DE CÂMARA
Lorenz Nasturica-Herschcowici, direção e violino
Yuri Afonkin, viola
Evgeny Ryzhkov, contrabaixo
Lucas Navarro, oboé
Herman van Kogelenberg, flauta
Alunos
- 29 de março – 18h30 – RÉQUIEM – G. VERDI
Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro
Coro Mozarteum Brasileiro
Raoul Grüneis, regência
Mónica Ferracani, soprano
Vincenzo Costanzo, tenor
Svetlana Shilova, mezzo-soprano
Duccio Dal Monte, baixo
- 30 de março – 18h30 – MÚSICA SINFÔNICA + TERRA BRASILIS
Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro
Coro Mozarteum Brasileiro
Carlos Moreno, regência
Angelica de la Riva, soprano
Lorenz Nasturica-Herschcowici, violino
Yuri Afonkin, viola
Lucas Navarro, oboé
Herman van Kogelenberg, flauta
*Programação sujeita à alteração
PROGRAMAÇÃO GRATUITA
- 25 de março - Iniciação Musical nas escolas
9h00 às 10h30
Local: Escola Higina Cristo e Eduardo Brigadeiro Gomes
- 25 a 29 de março - Masterclasses
Local: Salas do Facilities do Teatro L’Occitane
- 26 de março
12h30 às 13h30
Local: Bosque do Quadrado
a definir
- 28 de março - Música e Cinema
12h30 às 13h30
Local: Bosque do Quadrado
*Programação sujeita à alteração
Música em Trancoso
O Música em Trancoso surgiu em 2012 como fruto do sonho de quatro amigos. Sabine Lovatelli, Reinold Geiger, Carlos Eduardo Régis Bittencourt e François Valentiny desejavam realizar um evento que reunisse jovens músicos e profissionais consagrados e, ao mesmo tempo, colaborasse para promover as belezas naturais da região e estimulasse seu desenvolvimento econômico.
Com direção artística do Mozarteum Brasileiro, as edições anteriores já contabilizaram 56 espetáculos, 1520 artistas, em sua maioria brasileiros, e mais de 58 mil espectadores.Anualmente, o festival também oferece masterclasses gratuitas para estudantes brasileiros, ministradas por músicos de renome internacional e ainda realiza aulas de iniciação musical nas escolas públicas da região de Porto Seguro.
Com duas plateias (coberta e ao ar livre) com mais de 1.000 lugares cada, o Teatro L’Occitane também é usado para diversas atividades culturais e socioeducativas, transformando-se num centro permanente de produção e disseminação cultural. Seu anexo, o Facilities, dispõe de salas de ensaio e aulas, bar, salas de reunião e toaletes.
Mozarteum Brasileiro
Fundado por Sabine Lovatelli e Claude Sanguszko, é uma das mais conceituadas associações culturais do país e tem como objetivo valorizar e difundir a cultura musical. Por meio da organização e promoção de espetáculos de música erudita e da manutenção de uma série de atividades educativas em São Paulo e Trancoso, sul da Bahia, fomenta a inclusão social e estende o acesso ao melhor da música para o maior número de pessoas. Desde 1981, início de suas atividades, vem atuando para cumprir dois grandes objetivos: trazer a excelência musical internacional para o público brasileiro e, ao mesmo tempo, incentivar o desenvolvimento pessoal e social por meio de várias iniciativas de cunho cultural e educativo. Traz ao Brasil algumas das maiores orquestras do mundo e abre espaço em sua programação para a apresentação de orquestras jovens e novos talentos brasileiros. Em sua trajetória, realizou mais de 1.500 concertos, que foram vistos por mais de dois milhões de espectadores, em salas de concertos e locais públicos. Mais de oito mil alunos passaram pelas masterclasses e 340 jovens talentos foram encaminhados às melhores instituições musicaisnacionais e europeias, por meio de bolsas de estudos concedidas pela instituição.
Marina Pape
Press Services Soluções Integradas em Comunicação
-
Divulgação
Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, mais conhecida como Irmã Dulce será elevada aos altares no dia 13 de outubro de 2019 em cerimônia presidida pelo Papa Francisco, em Roma, no Vaticano.
No Brasil, uma Comissão Arquidiocesana foi criada para preparar a Celebração Pós-Canonização marcada para o dia 20 de outubro, na Arena Fonte Nova às 16h em Salvador, Bahia. Irmã Dulce passa a ser chamada de Santa Dulce dos Pobres após a canonização.
OS MILAGRES
O primeiro milagre se deu com Cláudia Cristina, de Itabaiana, Sergipe. Quando deu à luz a seu segundo filho, Cláudia sofreu uma forte hemorragia. Depois de três cirurgias, desenganada pelos médicos recebeu de um padre uma foto da Irmã Dulce, que ficou colada no leito em que estava. A hemorragia cessou horas depois e Cláudia foi salva.
O segundo milagre foi investigado durante 4 anos pelo Vaticano: o maestro Maurício Moreira sofria com o mal de um glaucoma avançado que provocou a cegueira total por 14 anos. Depois de pedir auxílio à Irma Dulce num evento de uma conjuntivite e colocar sua imagem nos olhos adormeceu e acordou depois de 4 horas enxergando perfeitamente.
Para se comprovar a veracidade de um milagre, a Igreja Católica exige que o fato seja “preternatural” (que a ciência não consiga explicar), instantâneo (que aconteça logo após a oração), além de ser duradouro e perfeito. O Vaticano validou as duas situações como milagre e é por isso que Irmã Dulce será a primeira mulher nascida no Brasil a se tornar santa.
O ANJO BOM DA BAHIA
Nascida em Salvador em 26 de maio de 1914 era a segunda filha de Augusto Lopes Pontes, importante cirurgião-dentista da cidade. Perdeu sua mãe, que se chamava Dulce Maria, aos 7 anos e desde essa época já demonstrava a necessidade de ajudar os necessitados.
Aos 13 anos passou a acolher moradores de rua em sua própria casa e transformou a residência num centro de atendimento. Antes dos 20 anos entrou para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus e vestiu pela primeira vez o hábito de freira passando a ser chamada de Irmã Dulce, em homenagem à sua mãe.
A trajetória de Irmã Dulce é emocionante onde foi protagonista uma mulher dedicada, determinada e corajosa. Enfrentou o sistema, a igreja, invadiu casas, ocupou imóveis em defesa dos pobres e dos doentes. Não havia limites para aquela grande mulher que fez da caridade sua vida e ainda nos inspira.
O "anjo bom da Bahia" morreu em seu quarto, de causas naturais, aos setenta e sete anos, às 16:45 do dia 13 de março de 1992, ao lado de pessoas queridas por ela, como as irmãs do convento. Seu corpo foi sepultado no alto do Santo Cristo, na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia e depois transferido para a Capela do Hospital Santo Antônio, centro das Obras Sociais Irmã Dulce.
Hoje, as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) , a entidade filantrópica que nasceu num galinheiro em 1949 abriga um dos maiores complexos de saúde 100% SUS do país, com cerca de 3,5 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano destinados ao atendimento de pessoas de baixa renda.
"No amor e na fé encontraremos as forças necessárias para a nossa missão" (Santa Dulce dos Pobres)
por Bebel Magalhães (73) 9 9928 3688 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
-
Bebel Magalhães
- Médico: Qual sua idade?
- Paciente:Tenho 75 anos doutor.
- Médico: Então, sua dor na perna direita, é um problema da idade, minha senhora.
- Paciente: Não é não, doutor, pois as duas nasceram juntas, e só uma dói.
Este fato aconteceu com a tia de uma das minhas pacientes, quando consultou um médico para saber qual era a causa das dores que sentia na perna direita.
Para quem está de fora, até pode parecer uma situação hilária, mas para quem está buscando informações sobre as causas das suas dores, não tem nada de engraçado, nessa prática se repete em muitas consultas, diariamente. E para piorar a situação, o procedimento adotado na maioria dos casos, é a prescrição de algum medicamento, simplesmente para aliviar a dor.
Apesar de ser uma rotina nos cuidados com a saúde, se a culpa fosse realmente da idade, de que adiantaria fazer tratamento, se a cada dia a pessoa fica mais velha.
Sendo eu, um fisioterapeuta contrário a essa maneira de entender a origem das dores e demais disfunções que afetam a qualidade de vida das pessoas. E também para comprovar os efeitos do meu tratamento. Em maio de 2017 eu iniciei um projeto de Exercícios Terapêuticos do Método EQCOAN na ABAA (Associação Beneficente Arraial d’Ajuda) com o grupo da terceira idade.
Em pouco mais de um ano de projeto, já se observa muitos resultados de melhora da condição geral do organismo das pessoas que participam dos Exercícios Terapêuticos, que são realizados apenas uma vez por semana.
O autoconhecimento do corpo para aliviar das tensões e dores, a melhora dos movimentos por meio de movimentos lentos e suaves que não causem dor durante a execução das atividades, melhora da autoestima e bem estar geral, aumento da capacidade respiratória, saber quais exercícios devem ser feitos no momento de necessidade, melhora da força muscular e equilíbrio, normalização da sensibilidade tátil, melhora da postura corporal, redução de retenção de líquidos e medidas, melhora do controle da micção, redução da ansiedade e depressão.
É importante ressaltar que por serem exercícios que não precisam de nenhum local ou equipamento especial para sua prática, pois podem ser feitos em cima da cama ou com um colchonete no chão, as pessoas têm autonomia para dar continuidade aos exercícios em casa.
Em função dos resultados que estamos obtendo nesse grupo, realmente não se deve considerar a idade, mas sim, os maus hábitos, e mais ainda, a falta de uma correta orientação sobre como cuidar da saúde, como responsáveis pelo aparecimento dos problemas de saúde. Portanto, mudando e aperfeiçoando os movimentos, em qualquer idade é possível recuperar a saúde, e ter qualidade de vida.
por Dr. Audinei Neves
Fisioterapeuta
CREFITO 13079F
-
Dr. Audinei Neves
O Instituto Amigos de Santo André - IASA, há 10 anos realiza atividades musicais na área de música orquestral através do projeto Ambiente Musical. Atualmente atende cerca de 150 alunos, dos povoados de Santo André, Santo Antônio e Guaiú localizados município de Santa Cruz Cabrália. Sempre aproveita o mês de julho, mês que realiza seu recesso, para promover várias atividades culturais e de formação voltadas para seus alunos, monitores e professores.
De 01 a 08 de julho participou do I Simpósio Regional de Musicopedagia do Instituto Trancoso, a convite do maestro Carlos Moreno, no dia 21 do Canto em Trancoso, através de cortesias gentilmente cedidas através de Suleide Gusmão, no Teatro Loccitane e de 23 a 29 do Encontro de Gestores dos Projetos Orquestrais da Bahia e VI Encontro de Cordas do ICED em Teixeira de Freitas.
Essas ações são grandes oportunidades que o IASA oferece ao seu corpo docente e de alunos, o que demonstra que acredita que investir em seu potencial humano é investir em maiores resultados de suas ações educativas, atingindo um melhor ensino de qualidade.
-
Ana Nunes
De um lado jovens que buscam ingressar no mercado de trabalho. Do outro empresários que buscam pessoas qualificadas para ajudarem suas empresas a crescer. Unir as duas pontas só é possível através da educação. Porto Seguro possui um dos melhores centros de formação profissional do estado e que fica de portas abertas o ano todo: estamos falando do Senac Porto Seguro.
“Eu acredito que nós estejamos atendendo o objetivo de orientar, esclarecer e motivar as pessoas a buscarem educação. É um trabalho extremamente produtivo e exitoso, pois nós temos a certeza de que nosso alunos tem muito mais possibilidade de agregar qualidade nas empresas que os contratam” explica Nanci Costa, gestora da unidade.
Este ano centenas de jovens e adultos visitaram pelo segundo ano consecutivo a Feira de Profissões. Segundo Nanci “a feira tem a ideia de apresentar para a comunidade as diversas oportunidades de profissionalização para inserção no mercado de trabalho. Vai desde as capacitações, no caso principalmente dos jovens e candidatos a um primeiro emprego e do aperfeiçoamento para as pessoas que já estão inseridas”.
Esta comunidade é muito ativa. Empresas e Entidades de Classe como Sebrae, CDL, Associação Comercial e ABIH são parceiras do Senac e ajudam a indicar quais cursos nossa região precisa. Na ampla estrutura da unidade existem salas e equipamentos modernos para cursos de fotografia, estética, saúde, beleza e cuidados pessoais além da gastronomia que é uma marca forte da nossa região.
Para os que já estão no mercado de trabalho existe a oportunidade sempre de aperfeiçoamento para se manter atualizado e competitivo no mercado.
E para quem está sofrendo com desemprego ou baixa renda em momentos como o da atual economia, também é possível transformar um hobby em profissão, se tornar um autônomo ou até conciliar carreiras para aumentar sua renda.
Durante todo o ano o Senac cria uma programação bimestral de cursos ligados a administração e gestão, culinária, tecnologia e vários outros que são pensados e sugeridos também pela comunidade.
“A educação é isto, transformar algumas realidades para melhor. O nosso interesse é ter uma programação que atenda os interesses da comunidade, do mercado empregador e outras que surgem pra transformar realidades ou criar novos nichos de trabalho” explica Nanci Costa.
Confira mais sobre a programação do Senac através do site www.ba.senac.br e não deixe de visitar a unidade em Porto Seguro.
Telefone (73) 3162-7300
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta – 08h às 21h
Av. Village, nº 287 - Taperapuan - Porto Seguro/BA
-
Guilherme Rodrigues
Rede internacional de imobiliárias traz mais profissionalismo ao mercado e compromisso com os clientes.
Porto Seguro atrai investimentos do mundo todo para o setor imobiliário. Porém, quem já procurou casa para alugar ou comprar sabe a dificuldade de encontrar corretores habilitados ou imobiliárias capacitadas para lidar com as exigências do cliente.
Estes dias já estão contados com a chegada de 3 novas agências da rede mundial RE/MAX nas cidades de Eunápolis, Porto Seguro e Arraial D´Ajuda. Entrevistamos o franqueador das agências na região, o suíço Patrick Thaeler que nos contou muitas novidades.
P: A RE/MAX é uma consultoria de prestígio internacional. Qual é o diferencial da marca?
 |
PATRICK: A RE/MAX é a rede imobiliária que mais vende imóveis no mundo, uma marca forte e global. No mundo todo são mais de 120 mil agentes associados e mais de 7.900 agências. Nós temos clientes de vários países e estados brasileiros que estão investindo em Porto Seguro, Arraial D´Ajuda, Trancoso e Eunápolis. Na gestão de venda um cliente que coloca seu imóvel em nossa rede terá mais informações sobre o mercado atual através de estudos e relatórios, além de mais visibilidade pelo marketing realizado pelos agentes, aumentando assim as possibilidades de concretizar o negócio com mais eficácia, ética e profissionalismo. Nosso modelo evolui constantemente em adaptar as melhores práticas de gestão de serviços. |
P: Quem está buscando uma imobiliária pode contar com quais serviços da RE/MAX Unique?
PATRICK: Nossos pilares são as pessoas, nossa rede é conectada em todas as regiões onde existe RE/MAX. Nossos serviços incluem venda, locação, administração e uma visão de 360 graus no atendimento. Isto quer dizer que a solução para nós não está só na transação comercial que é uma coisa muito técnica, nosso foco é na pessoa e no relacionamento com nossos clientes. Temos soluções em qualquer questão imobiliária. Se você tem dúvidas de onde ou como investir no mercado imobiliário, nós podemos ajudar. Temos vários parceiros que podem auxiliar desde questões jurídicas até na execução dos projetos e suporte para todas as etapas.
O nosso serviço básico inclui um estudo de mercado, onde fazemos a análise sobre o mercado onde o imóvel do cliente está localizado. Também fazemos um plano de marketing que inclui todas as ferramentas do trabalho nosso desde redes sociais, portais imobiliários e campanhas em público como Safari, que é um evento onde chamamos toda a equipe e visitamos os imóveis dos clientes para que todos possam conhecer o perfil e oferecer em suas redes de contato. A RE/MAX oferece todas as ferramentas de excelência e alta tecnologia em suas franquias.
P: A partir dos estudos que são feitos por vocês, qual análise vocês fazem do mercado imobiliário nas cidades que são atendidas pela RE/MAX Unique?
PATRICK: Apesar de muitas pessoas falarem em crise, não é isto que nós percebemos. O primeiro trimestre deste ano teve um aumento acima de 34% no volume de vendas no Brasil se comparado ao mesmo período do ano passado. No mesmo período a RE/MAX Brasil teve um crescimento maior que 68% em vendas. Na nossa região existe uma alta procura de investimentos internacionais como em Trancoso e Arraial, pois existe uma boa infraestrutura e um litoral privilegiado. Crise também significa oportunidade. É uma questão do ponto de vista.
P: Para onde as cidades devem crescer nos próximos anos?
PATRICK: Porto Seguro deve crescer para os dois lados da cidade. O lado da orla norte, que tem um perfil muito específico e muito potencial com terrenos inexplorados e outros projetos voltados para o turismo e aluguel de temporada.
Já na rodovia, sentido Eunápolis, já temos o Fórum e tenho certeza que no futuro irá aumentar a oferta de casas para moradia e imóveis comerciais. Eu percebo que o espaço no centro é muito limitado e a cidade continua crescendo. Portanto o planejamento urbano de Porto Seguro tende a crescer para estes bairros com a chegada destes novos serviços.
Em Arraial estão surgindo diversos loteamentos e condomínios de casas voltados para o mercado turístico. Ali existe um crescimento incrível se compararmos a Trancoso por exemplo. Trancoso é interessante pelo potencial de crescimento, já Arraial está mais consolidada em termos de infraestrutura e de atratividade.
P: A RE/MAX Unique é uma unidade do seu realgroup. Você possui outras duas unidades em Eunápolis e Arraial D´Ajuda. Isto irá facilitar o atendimento dos clientes?
PATRICK: Eu percebi que apesar da curta distância entre as cidades nesta região, existem perfi s muito diferentes tanto dos investidores quanto dos empreendimentos. Eunápolis por exemplo é uma cidade que tem um perfil mais industrial e urbano, enquanto Porto Seguro e Arraial privilegiam uma área turística com condomínios e pousadas.
Por isto montamos uma rede de atendimento focada em atender cada cidade com uma agência própria, conforme seu perfil de clientes e investimentos. O projeto em si das três agências que formam o realgroup, eu tenho uma ampla visão de montar uma rede que irá se diferenciar pela equipe.
P: Essa equipe é capacitada pela RE/MAX para manter um padrão de atendimento e qualidade?
PATRICK: Hoje no realgroup temos uma equipe de 30 pessoas e até o fim do ano pretendemos aumentar nossa força para 60 pessoas. E vamos continuar este crescimento para 2019 e também vamos expandir nosso grupo em outras regiões. O cliente e a qualidade da prestação de serviço é nossa prioridade. Para nós também é um foco estratégico o trabalho em parcerias. Privilegiamos a ética nas nossas relações. Imobiliárias autônomas que precisam de um parceiro forte para aumentar sua visibilidade estão convidadas a participar deste projeto. A RE/MAX tem um trabalho de excelência no Brasil e agora com a regionalização através das franquias a rede está crescendo. O mercado está mudando e vai evoluir.
P: Existe algum empreendimento de maior destaque para 2019?
PATRICK: Temos o Trancoso Residence um empreendimento com 144 apartamentos rústicos, um projeto feito com muito carinho e uma ótima localização. É um excelente custo benefício se comparado ao valor dos imóveis naquela região. É uma ótima oportunidade para quem deseja ter um apartamento para alugar durante todo o ano em um dos destinos mais prestigiados do Brasil. Eu percebo que os clientes estão buscando as nossas agências pelo conhecimento e profissionalismo que lidamos com nossos negócios e assim teremos muitas novidades para o próximo ano.
P: como os clientes podem conhecer melhor?
PATRICK: Convidamos a todos a visitarem nossas agências ou entrar em contato através do relacionamento com nossos agentes e também pelas redes sociais e nosso site na web.
RE/MAX Discovery
Rua São Benedito S/N
Centro - Arraial D‘Ajuda Bahia
http://www.remaxdiscovery.com.br
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3575-1899
|
RE/MAX Unique
Av. Dos Navegantes, 556
Centro - Porto Seguro
www.remaxunique.com.br
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3288-3015
|
RE/MAX Premium
Rua Landulvo Alves, 103
Centro - Eunápolis
www. remaxpremium.com.br
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3261-6952
|
 |
 |
 |
-
Guilherme Rodrigues